pegue o seu no Templatesdalua.com

terça-feira, 12 de maio de 2009

Preciosa


Alguém tinha vontade de assistir Preciosa quando anunciaram que ela passaria aqui? Provavelmente, não. Essa era uma novela muito pouco comentada nos fóruns, e que ninguém até hoje entendeu ao certo qual foi a intenção ao exibí-la.
Preciosa era uma novela bastante rosa, que em nada tinha a ver com as novelas adolescentes, a não ser pelo elenco. E a trama foi uma mistura de novela adulta com elementos infantis (circos, mascotes, entre outros).

Surgia então uma Iran Castillo doce e ingênua, uma menina humilhada constantemente por todos, por seu defeito físico na perna. Falaram que a novela trataria dos deficientes físicos, mas acabou que isso acabou sendo apenas um pretexto para desprezarem a protagonista. Iran Castillo deu tudo de si, mas o personagem não emplacou, não conquistou o público, por mais que tentassem. O galã da novela era Mauricio Islas, bastante maquiado, e que deixou e muito a desejar em termos de atuação.

Com isso, os holofotes ficaram todos na vilã da história, Valéria San Roman (Nailea Norvind), que começou como a típica garota mimada e caprichosa, e acabou roubando a cena de todos. Matou, fingiu, humilhou, enfim, foi uma vilã completa. A fase em que se fez passar por louca foi uma das melhores. Se houve um grande destaque em Preciosa, com certeza foi Nailea Norvind.

Francisco Gattorno surgia como Álvaro, o melhor amigo de Luiz Fernando e irmão de Valéria, que também se apaixonava por Preciosa. Gattorno foi muito bem, com certeza era melhor que Mauricio Islas, e o personagem também era bom, mas não para ele, que necessitava de mais, ainda mais depois de Canavial de Paixões e La Dueña. Foi por isso que após Preciosa, Gattorno saiu por uns tempos da Televisa, procurando um trabalho melhor.

No início da novela, a história era quase que centralizada no Circo Ilusões. Mas o universo circense acabou praticamente sumindo da história, dando espaço a outras tramas. Principalmente quando Preciosa acabou como enfermeira de um jovem amargurado e cego. Surgia então Rodrigo Vidal, em ótima performance, como Leonel. Ele acabou sendo enganado por seu primo interesseiro e pela pistoleira Milagros (Luz Elena Gonzalez). A história melhorou bastante quando deixou o circo de lado. Começaram mais armadilhas e intrigas na história.

Destacaram-se também personagens como Dona Paty (Carmen Salinas), uma mulher pobre e lutadora (o mesmo papel que ela faz sempre), e que tinha muitos filhos, entre eles Pantera (Hector Suarez Gomíz), um bandido apaixonado por Preciosa e que se unia a Valéria. Também a terrível Henriqueta (Felicia Mercado), uma megera rica e disposta a tudo para prejudicar os pobres, como Simão (Osvaldo Benavides), outro filho de Paty, que se apaixonava pela rica Alma (Ingrid Martz). Sandro (Roberto Ballesteros) começou como um vilão de peso, mas desapareceu da novela a certa altura pra voltar somente no final, e confessar que havia matado Estrela (Iran Castillo), a mãe de Preciosa. Também a dupla divertida de Eduarda (Bertha Moss) e Firmina (Yula Pozo), que foram ótimas do início ao fim. E ainda uma inusitada participação de Maria Antonieta de las Nieves, como a Chiquinha, do Chaves, por alguns capítulos


Chegava então a hora da virada da novela. Preciosa descobria sua verdadeira origem e deixava de ser a menina xucra do circo para se tornar uma dama. Em meio a isso, uma trágica desgraça: Álvaro descobre alguns tumores no cérebro. Com isso, aquela velha história do “faça-me feliz no tempo que me resta de vida” serviu para que Preciosa e Álvaro se casassem. Foram momentos dramáticos os vividos por Álvaro.

Com ela rica, a novela deu uma boa melhorada, afinal, o circo não havia agradado e muito menos a ingenuidade forçada da moça. Preciosa passou a ser uma mulher decidida e firme, exceto quando o assunto era Valéria, que pintou e bordou em cima dela. E assim foi indo até o final, quando chegava a hora de Valéria ter seu castigo.

Nailea Norvind deu um show no capítulo onde se joga de uma construção para a morte. Com sua morte, o restinho que faltava da novela foi desinteressante. É só lembrar do casamento deles no circo.

Assim Preciosa, uma novela simples que não deixou de ter suas emoções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário