quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Usurpadora


La usurpadora (no Brasil: A Usurpadora) é uma telenovela mexicana. Produzida pela emissora Televisa e exibida no Brasil pelo SBT de 22 de junho a 9 de novembro de 1999, em 119 capítulos, às 20h10 (passando depois para as 20h15), e reprisada em 2000, 2005 e 2007. Foi escrita por Inés Rodena, e produzida por Salvador Mejía Alejandre.

A trama apresentou a atriz Gabriela Spanic vivendo a antagonista Paola Bracho e a protagonista Paulina Martins.

Duas mulheres idênticas na aparência e distintas em sentimentos e personalidade encontraram-se por casualidade e participam de um terrível engano.

Paula Martins é uma mulher pobre e humilde, que tem duas filhas gêmeas, Paola e Paulina. Entretanto, devido a situação lástimavel de miséria em que vive, não vê outra alternativa senão abandonar Paola ainda pequena, a qual, no futuro, é adotada por uma família rica. Já Paulina é criada pela mãe, enfrentando grandes dificuldades na vida devido a pobreza em que vivem. Ela cresce e se torna uma moça humilde e de bom caráter, que namora o ambicioso Osvaldo, revesando o seu tempo também entre ele os cuidados a sua mãe enferma, prestes a morrer.

Enquanto isso, sua irmã gêmea viveu de maneira oposta, tomando a riqueza acima de tudo e de todos, tornando-se assim uma mulher ambiciosa, fria e calculista.

Paola é casada com Carlos Daniel Bracho, um milionário quase fálido que está em seu segundo casamento e possui dois filhos: a esperta e encantadora Lizete e o rebelde e problemático Carlinhos. Ardilosa, Paola também mantém um caso extraconjugal com o cunhado, o inescrupuloso Willy, casado com a atormentada e fanática Estephanie Bracho, uma mulher amargurada e ressentida com a vida, que veste-se de forma antiquada.

O destino, no entanto, coloca essas duas irmãs frente-a-frente novamente e Paulina têm sua vida totalmente modificada por Paola.

Frustrada e cansada de viver com uma família da qual detesta a todos os membros, Paola resolve viajar para se divertir com um de seus amantes e é nessa viagem que encontra Paulina em um toalete de senhoras.

Ela vê na jovem uma oportunidade perfeita de se ver livre de sua família, então planeja uma usurpação: propõe a Paulina que se passe por ela durante um ano na mansão da família de seu esposo.

Para obrigar a moça a aceitar esse seu diabólico plano, ameaça-a mandá-la para a cadeia, acusando-lhe de ter roubado uma jóia sua. Paulina, sem alternativa e com medo de ir para a prisão, aceita passar-se por Paola.

Durante sua estadia na mansão da família Bracho, Paulina aprende a ser como Paola, tornando-se uma mulher fina e elegante. Sem ser reconhecida por sua aparência completamente idêntica à de Paola Bracho, ela se vê entre uma família desestruturada pela mesma e percebe que há pessoas que precisam de sua grande dedicação naquele lar.

Paulina, então, começará a mudar a vida da família Bracho, se tornando um anjo na vida de cada qual que necessite de sua presença e de suas palavras confortadoras, conseguindo contribuir e modificar positivamente o destino de todos os que lhe cruzam o caminho, mas não sem antes sofrer e pagar caro por todos os erros cometidos por Paola no passado.

Quando Paulina finalmente encontra sua felicidade ao lado de Carlos Daniel e de sua família, Paola volta disposta a lutar pelo seu antigo lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário