pegue o seu no Templatesdalua.com

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Tião Macalé



Augusto Temístocles Silva, conhecido como Tião Macalé, (Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1926 — São José do Rio Preto, 26 de outubro de 1993) foi um humorista brasileiro, célebre por suas participações no programa "Os Trapalhões". Com sotaque característico, era conhecido pelo bordão "Ih, Nojento, tcham!".

Na década de 1960, trabalhou com Ari Barroso, no Programa "Show do Gongo" (TV Rio), onde ao comando de Ari, gongava as pessoas.

Ficou nacionalmente conhecido no programa humorístico Balança mas Não Cai, como o "crioulo difícil" ao lado da atriz Marina Miranda, a "crioula difícil". Tião Macalé era personagem de poucas falas, tendo inclusive alguma dificuldade na articulação das palavras, fato que aumentava ainda mais a sua eficiente performance como humorista[carece de fontes?]. A sua presença física como personagem era de extrema comicidade e o seu humor ingênuo, saudável e hilário.

Estreou no cinema em 1970, no filme Os Caras de Pau, mas a grande base de trabalho é o programa Os Trapalhões.




Em 1988 e 1989 sua fama atingiu proporções maiores quando fez vários comerciais de paródias cômicas para a extinta rede de supermercados Disco.

Tião Macalé, também foi garoto propaganda do achocolatado Toddy. Naquela época os comerciais eram realizados "ao vivo" e na hora de misturar o leite com o Toddy, Tião notou que o misturador no fundo estava com ferrugem. Mesmo assim, o Toddy foi colocado no copo, e o Tião tomando fez um cara feia. Neide Aparecida perguntou: "E aí Tião tá bom?", e Tião respondeu: "Toddy é gostoso até sem açúcar!!!"[carece de fontes?]

Torcedor do Fluminense F.C. e assíduo frequentador dos estádios, Tião chegou a passar mal em 2 partidas do time carioca, antes de sofrer seu primeiro derrame. Entusiasta do futebol, organizava, treinava e às vezes arbitrava um time de futebol chamado Dínamo, na altura da rua Santa Clara, em Copacabana, Rio de Janeiro, de onde foi morador por muitos anos. Detestava o Flamengo e ficava furioso se alguem assoviasse o Hino do Flamengo, dizendo uma série de palavrões[carece de fontes?]. Era um personagem tipicamente carioca, querido de todos[carece de fontes?] e sempre de excelente humor[carece de fontes?] - por vezes um tanto etílico.

No final de 1992 sofreu um derrame e passou a trabalhar com dificuldade. Faleceu em 26 de outubro de 1993, aos 67 anos de idade, vítima de infecção pulmonar, em São José do Rio Preto.

IH,NOJENTO,TCHAN!!!

Um comentário:

  1. Para quem foi criança nos anos 80, é difícil falar "nojento" sem lembrar da comicidade de Tião Macalé. Hoje, no local em que trabalho, falaram a palavra "nojento" e logo lembrei dele; quando falei o bordão criado por ele "IH,NOJENTO,TCHAN!!!", todos cairam na gargalhada. Ele deixou boas lembranças e saudades.

    ResponderExcluir