pegue o seu no Templatesdalua.com

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Revistas da Turma da Mônica


A Turma da Mônica compreende um grupo de personagens de história em quadrinhos criado por Mauricio de Sousa.

É o maior dos grupos (chamados de "turmas") de personagens criadas pelo cartunista, possuindo ainda uma série de minigrupos, nos quais as personagens passam por várias peripécias cotidianas. O termo pode se referir também a todas as personagens já criadas por Mauricio, mas que, a rigor, não fazem parte da "Turma da Mônica", tais como as personagens da Turma da Mata ou da Turma do Penadinho. A mais nova novidade da Turma Da Mônica, é a Turma da Mônica Jovem, lançado em agosto de 2008.
Eu era assinante e colecionadora das revistinhas da turma da mônica,e guardava a coleção a sete chaves,um belo dia numa mudança,as caixas da minha coleção de gibis simplismente sumiram.QUE RAIVA!!!;(




Turma da Mônica
A Turma da Mônica, ou "turminha", mora em um bairro de São Paulo, o bairro do Limoeiro (possível referência ao bairro do Limão, na Zona Norte). No entanto, Maurício de Sousa disse recentemente que se inspirou em um bairro da cidade de Campinas, o Cambuí, para criar o bairro do Limoeiro.É um local com muitas plantas e árvores, com um campinho, onde os meninos brincam, um lixão, outrora muito visitado pelo CASCÃO (não vai mais lá pois o lixão dá muitas doenças), e pouco asfalto. MÔNICA é conhecida pelos meninos como a "dona da rua", título que CEBOLINHA tenta usurpar com "planos infalíveis". e tambem tem a gusosa MAGALI completando essa turma.


A Turma do Chico Bento é uma criação de Mauricio de Sousa. Se passa na fictícia Vila Abobrinha, uma típica cidade caipira, do interior paulista. Ironicamente, os primeiros personagens criados da turma foram Hiro e Zé da Roça (na época Hiroshi e Zezinho), com Chico Bento surgindo em uma tirinha de 1963.

Algo de diferente nas histórias de Chico Bento é que os personagens frequentam a escola, ao contrário da Turma da Mônica.


A turma do Bidu, criada por Mauricio de Sousa, é constituída essencialmente por objetos inanimados (ossos, pedras, poças de água, etc) que estabelecem diálogos, por vezes marcados pelo non-sense. Uma das personagens mais recorrentes é Dona Pedra - além de outros cães que aparecem nas diversas funções de produção de um filme (roteiristas que estabelecem o argumento da história, sendo freqüentes as referências à própria história e à sua condição de desenhos). Segundo um evento que teve em Porto Alegre com o Mauricio de Sousa no Shopping Praia de Belas, o Bugu foi criado baseado no irmão de Mauricio, por isso o "alô mamãe", pois seria como se Bidu fosse o Mauricio e o Bugu fosse seu irmão.


Tina é uma personagem jovem de Mauricio de Sousa. Foi criada nos anos 60, e inicialmente tinha um visual hippie, assim como seu amigo Rolo. Ao longo do tempo seu traço foi sendo modificado, e o desenho de suas roupas, atualizado.


Turma do Penadinho é uma das criações de Maurício de Sousa, que parodia o gênero terror, mostra monstros e assombrações tentando se divertir no cemitério. Foi criada em 1970.



A Turma do Horácio compreende uma série de personagens de História em Quadrinhos, criada pelo desenhista brasileiro Mauricio de Sousa, com ambientação no período jurássico




Turma da Mata é um grupo de personagens criados por Mauricio de Sousa. São todos animais vivendo na mata, representando um misto de hierarquia humana e selvagem.

O personagem principal é o Jotalhão, elefante verde que se transformou em garoto-propaganda da marca de extrato de tomate Elefante.



A turma do Papa-Capim é um dos muitos minigrupos dos quadrinhos Turma da Mônica, criados por Mauricio de Sousa Essa turma consiste nas personagens principais:


Papa-Capim: (1970)- Um indiozinho curioso e de bom cração que ama os animais e tenta proteger a floresta onde vive a qualquer custo.
Cafuné: (1967)- Esse indiozinho narigudo é um grande amigo de Papa-Capim. Ele costuma ser um tanto desastrado, mas sempre com boas intenções.
Jurema: (1976)- Indiazinha que namora Papa-Capim.



Astronauta (1963)- Herói espacial que viaja pelo espaço em sua nave redonda, explorando planetas, derrotando vilões/monstros espaciais e salvando povos.



Pelezinho é um personagem criado por Mauricio de Sousa retratando o astro do futebol, Pelé em sua infância.

A revista Pelezinho, e seu almanaques, foram publicados no Brasil entre 1977 e 1986 pela Editora Abril. A partir de janeiro de 1987 todas as revistas em quadrinhos de Maurício de Sousa passaram a ser publicadas pela Editora Globo, menos a de Pelezinho, que teve sua publicação encerrada.

Na verdade, Pelezinho foi criado por um jovem da cidade de São Vicente, apenas conhecido como Jorge, para um concurso da época, feito pelo Maurício De Souza. Algumas tiras foram levadas para o jornal A Tribuninha e nunca foram editadas. Jorge, ou Jorginho, como era conhecido em São Vicente, logo depois misteriosamente mudou-se para São Paulo sem avisar amigos.




Turma do Piteco é um dos universos criados por Maurício de Sousa. As histórias se passam na pré-história, na aldeia de Lem, e são estreladas por Piteco. Apesar dos dinossauros terem grande papel, Horácio & Cia. nunca aparecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário